4 razões para você ter um programa de Mentoria na sua empresa.

4 razões para você ter um programa de Mentoria na sua empresa.

Vivemos, invariavelmente, nos expondo a condições de aprendizado ao longo da vida. Recebemos exemplos dos mais experientes, seja pai, mãe, líder ou qualquer outra pessoa que tenhamos como referência. Dentro do universo corporativo, independentemente da posição que ocupamos; ouvimos uma reunião relevante e aprendemos; conversamos com seniores para entender a linha de raciocínio, identificamos lacunas quando existentes, entre outras situações que nos permitem aprender para que possamos melhorar e performar rumo aos nossos objetivos. Indiretamente, de maneira natural e informalmente recebemos mentoria em diversos momentos, proveniente de várias fontes. Basta estarmos abertos a isso. 

A mentoria é uma ferramenta de aprendizado valiosíssima no ambiente educacional e, consequentemente, muito utilizada no ambiente corporativo. Ela pode ter uma “cara” mais formal, com um programa sendo aplicado como forma de habilitar pessoas e obter melhores resultados dentro das organizações.  De acordo com uma pesquisa feita em 2019 pela empresa Deloitte, 83% das organizações que apostam nesse tipo de programa, tendem a aumentar sua receita e melhorar a retenção de seus colaboradores. A pesquisa FEEx – FIA Employee Experience (edição 2020), revela que, dentre os 100 Lugares Incríveis para Trabalhar, 55% das empresas oferecem mentoria.

Entenda os porquês:

1. Além de aumentar a satisfação dos colaboradores, é possível suprir gaps de habilidades e conhecimentos, acompanhar os avanços comportamentais e técnicos de pessoas, de forma a gerir e reter talentos.

Construir um Programa de Mentoria facilita oportunidades educacionais que podem ajudar pessoas a progredir em suas carreiras, além de proporcionar uma cultura corporativa mais acolhedora e autônoma. Este modelo age diretamente no desenvolvimento de pessoas, capacitando para seu trabalho e encorajando-os a buscar seu desenvolvimento profissional. Assim, cultivar e sustentar o desempenho e realização de metas e objetivos profissionais preparando indivíduos para o próximo passo em suas carreiras.

2. Difunde e propaga uma cultura que fortalece vínculos e troca de experiências promovendo o aprendizado de mentor e mentorado. Sim, mentores também aprendem nesta relação.  Um aprende com o outro, permitindo, em um processo colaborativo, a aproximação entre gerações, algo que exige reflexão, tempo e atenção, criando espaços de oportunidades e possibilidades através das experiências compartilhadas, escuta e troca de informações, dentro de um ambiente seguro e de confiança. Isto tudo traz espaço e abertura para novas ideias, busca de novos desafios e experimentação de novas habilidades.  

Assim, adultos em ambiente corporativo vão restabelecendo a sua capacidade de aprender, agregando valor e significado ao processo de aprendizagem contínuo, assegurando suas necessidades de desenvolvimento e respostas ágeis frente às situações adversas e de mudanças.  

3. Mostra ser uma metodologia aplicada que oferece apoio psicossocial que envolve o aprendizado e crescimento das pessoas; uma experiência que traz a integralidade dos indivíduos e abraça a vulnerabilidade com humildade e respeito ao indivíduo.

Com isso, há a possibilidade de transformar o papel do líder como aquele que sai do poder e entra na relação humana e de cuidado para com as outras pessoas, ajudando-as a crescer e expandir.

4. Metodologia prática que gera significado para as pessoas e times, garantindo, além da eficiência, o aprendizado pelo exemplo e a celebração de conquistas.  

Para concluir, vale dizer que,  a implementação de um Programa de Mentoria exige pessoas capacitadas e especializadas em metodologias e estratégias de desenvolvimento, de forma a criarem conexões, coerência  e fortalecer o ambiente de aprendizado dentro das organizações, criando indicadores de monitoramento e resultados. 

Veronica Esteves – sócia fundadora da Entre Escolhas. (www.entreescolhas.com.br)



Conecte-se. Inspire-se. Interaja.

× Fale com a VE