Coaching para todos

Coaching para todos

Texto de Patricia Almeida consultora de carreira e coach. É co-autora do livro Diálogos entre Coaches.

Nossos relacionamentos são nossas melhores fontes de crescimento, aprendizado, oportunidades de nos conhecer melhor, ver o mundo através de outra lente e ampliar nossas perspectivas. É através das relações que assumimos nosso melhor papel como seres humanos e então geramos resultados sustentáveis que geram valor para nós, para as pessoas e para a sociedade. Nossas ações e resultados acontecem “através” e “para” as pessoas seja no trabalho, nos negócios ou na família. Estamos todos conectados.

Entretanto, toda esta riqueza muitas vezes fica encoberta por nossa inabilidade de lidar com os desafios que estas relações nos proporcionam. 

E onde o coaching pode nos ajudar neste cenário das relações humanas?

Primeiramente vamos entender de maneira resumida o que é coaching. Ouvimos muito sobre ferramentas e metodologia de coaching, porém mais do que isso sua essência está relacionada a uma abordagem, um jeito de ser que contribui para uma comunicação mais assertiva e produtiva. Trata-se de um estilo, um conjunto de competências e habilidades que visam apoiar o outro a ampliar o campo de visão, encontrar respostas que não estão prontas, atuar em soluções tirando o foco do problema, descobrir propósito e motivação.

Então, quais são estas habilidades que podem melhorar nossas relações? Elas estão relacionadas com a forma como interagimos com o outro e aqui vão algumas principais:

· Empatia – Capacidade de enxergar o mundo através das lentes do outro;

· Confiança – o outro precisa sentir que pode confiar na pessoa e no ambiente;

· Presença e Escuta – Estar presente e inteiro quando estiver com o outro, ouvindo atentamente para melhor compreensão das necessidades e assim estabelecer a confiança;

· Fazer Perguntas poderosas – fazer perguntas com o intuito de compreender genuinamente e não só conseguir informações;

· Comunicação direta – colocar suas percepções e sentimentos, sabendo que elas poderão ou não ser aceitas ou absorvidas pelo outro;

· Facilitar o aprendizado – estimular que a pessoa compreenda as lições tiradas das situações.

Agora, será que estas habilidades e a contribuição do coaching podem ultrapassar os limites de uma sessão entre um cliente e um coach profissional? Será que esta abordagem pode contribuir com os relacionamentos de maneira mais ampla, gerando interações mais ricas, autênticas e saudáveis entre gestores e colaboradores, colegas de trabalho, professor e aluno, médico e paciente, vendedor e cliente, pais e filhos…?

Estas habilidades fazem parte da essência humana, por isso todos nós podemos desenvolvê-las e carregá-las conosco enriquecendo nossas relações.

Para nos ajudar melhor nesta compreensão, vamos para alguns exemplos:

– Apoiar nosso cliente a encontrar sua verdadeira necessidade e como nosso produto ou serviço poderá contribuir com ele. 

– E nosso filho, ajudá-lo a encontrar seu próprio jeito de estudar ou lidar com situações difíceis na escola.

– Engajar um paciente, entender sua maior motivação para se dedicar e seguir um tratamento.

– Compreender a necessidade de nosso gestor ao solicitar um trabalho, sendo mais produtivo e atendendo às expetativas dele e da organização.

– No papel de gestor, poder contribuir com o desenvolvimento de um liderado ou de um time, compreender suas motivações engajamento e produtividade.

Podemos perceber nestas situações que sempre há uma troca, um benefício para ambos os lados. Esta é a beleza, a arte e riqueza desta abordagem. É por isso que cada vez mais percebo que as habilidades de coaching deveriam ser para todos, os relacionamentos seriam melhores, pessoas mais autônomas, mas livres e realizadas.

E quando um profissional de coaching deveria ser procurado? Muitas vezes nós sozinhos, em determinado momento e contexto, não conseguimos encontrar o caminho e as respostas, temos nossos vieses que muitas vezes nos bloqueiam e dificultam encontrar soluções. Neste caso, um profissional experiente e com certificação para tal, poderá apoiar neste processo enriquecedor de reflexão, descobertas e ações que levarão a um novo estágio de realização.

E então? Vamos construir relações mais ricas? Vem para o time você também.

Para quem quiser compreender melhor esta abordagem faço um convite para leitura do livro Diálogos Entre Coaches da editora AltaBooks.

“Seja a transformação que você quer ver no mundo!“ Mahatma Gandhi



Conecte-se. Inspire-se. Interaja.

× Fale com a VE