Comunicação Positiva

A comunicação é relevante e pertinente para a manutenção das relações sustentáveis permitindo conexão, compreensão recíproca, a partir da troca entre duas ou mais pessoas.

Em um ambiente corporativo, a comunicação focada, positiva, que, conecta pessoa e gera sintonia, cria comprometimento e engajamento. Permite, ainda, relações de confiança e cumplicidade. Quando  clara e objetiva vai em direção aos resultados, favorecendo o trabalho, seja individual ou em equipe.

Além de clareza e objetividade, a comunicação precisa ser neutra, ou seja, ausente de julgamentos, opiniões e análises prévias. Comunicar o que observamos sem fazer inferências e avaliações é sempre um grande desafio. Podemos falar o que pensamos (juízo de valor), mas sempre dentro daquilo que estamos observando (ação específica). Como diz Marshall Rosenberg: “Quando combinamos observação com avaliação, às pessoas tendem a levar como crítica”. Quantos líderes e liderados entram em conflito por conta de uma comunicação com julgamentos e análise prévias, que podem provocar sensações como ofensa, frustração, desvalorização, entre outras.

O uso de linguagem neutra facilita à troca de informações e limpa a comunicação. Falamos sobre nossas necessidades e podemos compreender as dos outros com mais serenidade.  Ao invés de dizer ao parceiro de trabalho que ele vive atrasado e nunca cumpre horários da agenda de reuniões, podemos criar empatia com ele ao dizer: “Das últimas 3 vezes que marcamos reunião você se atrasou. É muito importante que seja pontual”.  Seja específico, não julgue ou interprete.

Seu gestor lhe diz: “Você não conseguiu uma boa negociação!”. Que observações poderiam ser feitas na ausência de opinião própria? Talvez, algo como: “A negociação foi concluída abaixo do que havia sido estimado.  Me conte o que aconteceu”. Pergunte antes de julgar e avaliar. Faça observações e narre fatos ao invés de apontar o dedo e fazer acusações sem antes entender o ocorrido. Em seguida, ofereça feedback construtivo, demonstrando entendimento sobre outras perspectivas e pontos de vistas, que ajude na compreensão, facilitando, assim, o desenvolvimento de ações criativas e busca de grandes resultados.

Assim, a comunicação é capaz de promover coesão; aumentar desempenho, criar concordâncias e unidade em processos e diretrizes.

A comunicação positiva, além de um discurso responsável, envolve ainda a capacidade de escuta ativa, aspecto este a ser desenvolvido em um próximo texto.  Aguardem.



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