Produtividade, engajamento e comunicação virtual

Produtividade, engajamento e comunicação virtual

Em um mundo cheio de transformações, principalmente na forma de se estabelecer relacionamentos profissionais, seja dentro das organizações ou para fora dela, desenvolver comunicação virtual empática, efetiva e produtiva é de extremo valor para a manutenção das relações sustentáveis.

A comunicação é uma das ferramentas que gera relacionamentos profissionais que garantem experiências marcantes e criam fidelidade junto ao interlocutor. Em um ambiente corporativo, a conexão entre pessoas, contribui nas relações interpessoais de confiança, algo fundamental para que o trabalho ocorra e as pessoas e equipes deem o melhor de si. Quando congruente, a comunicação facilita direção aos objetivos e resultados, possibilitando, ainda, comprometimento e engajamento de todos os envolvidos. Promove, ainda, cultura organizacional com maior chance de inovação, empoderando pessoas para resolução de problemas.

Contatos virtuais exigem boa habilidade de expressão, onde ambas as partes possam anunciar claramente suas necessidades, sentimentos e fazer um pedido específico e objetivo. Concomitante à fala existe a escuta para que diálogos aconteçam em um clima de compreensão recíproca favorecendo coesão na construção de estratégias onde todos alcancem aquilo que anseiam.

Estamos diante de um belo desafio: como manter essa interação remotamente? Mesmo a distância, operando virtualmente, líderes precisam gerenciar trabalho em equipe e relacionamentos, precisam se comunicar com foco e disciplina e instigar os outros a fazerem o mesmo. Na comunicação de líderes para líderes e destes para com seus liderados precisa haver observação, sem julgamento, e análise ampla e crítica pautada em fatos para que se mantenha produtividade, melhoria de desempenho, criando concordâncias e unidade em processos e diretrizes de trabalho, que permita, ainda, o gerenciamento de conflitos e soluções.

Mesmo que através de ferramentas online, líderes devem ser capazes de inspirar e influenciar pessoas a sua volta, assim como servir como líder-mentor e líder-coach quando necessário.  Isto só é possível quando são capazes de se autogerir, ser empático e ter maior consciência da amplitude organizacional, comunicando-se de maneira assertiva. Ao falar sobre autogestão estamos trazendo aqui competências em autoconhecimento, para que possam conduzir suas emoções e pensamentos sempre orientados à realização, sendo hábeis em lidar com situações adversas e adaptar-se às mudanças analisando as melhores decisões mantendo otimismo e foco no resultado.

O mundo virtual pode levar as pessoas a trabalharem em excesso e de forma desorganizadas, perdendo o ritmo e a pausa, algo que pode com o passar dos dias fazer com que o rendimento e energia caiam. Temos ouvido muitas pessoas apontando para os excessos de reuniões online com o que deveria ser alinhado de maneira mais rápida e efetiva. Antes eu podia olhar para o lado e questionar meu parceiro de trabalho, que me responderia com prontidão e eu seguiria meu trabalho a partir daí. Hoje, talvez eu precise enviar e-mail perguntando, ou fazer um call e aguardar a resposta para que possa dar continuidade as minhas tarefas. Com isso, vemos a necessidade de parar para reorganizar nossa forma de trabalhar e alinhar com nosso time e outros envolvidos.

Segue algumas diretrizes que podem ajudar nesse processo:

  • Estabeleça horário de início e término das atividades, agenda de tarefas e reuniões previamente. Estruture uma agenda em casa que traga equilíbrio nas atividades do dia a dia. Marque compromissos profissionais em horário de trabalho. Tente não abrir exceções para resolver questões que outros solicitam. Assim você cria sincronicidade, aprende e ensina o outro a usar o tempo de trabalho de forma adequada e produzir dentro desse horário.
  • Prepare seu ambiente de trabalho, se possível, em local privado, longe das distrações. Esteja confortável no local lembrando da ergonomia em condições de trabalho favoráveis. Garanta uma boa iluminação e ambiente silencioso. Faça combinados sobre horários, interrupções e barulhos. com pessoas que dividem o mesmo espaço com você e com integrantes da casa.
  • As reuniões virtuais devem ser limitadas ao necessário, mantendo-se mais curtas para que não enfraqueça sua produtividade e seu tempo; lembre-se de construir previamente com o(s) interlocutores acordos, tempo de duração conversa online e assunto a ser trabalhado, assim como a frequência com que irão conversar ao longo das semanas. Evite reagendar compromissos ou cancelar. Se fizer isso com frequência, interferirá na rotina e produtividade de outras pessoas envolvidas.
  • O uso de vídeo pode ser recurso frequente em home office. Por isso, atenção a sua imagem. Opte por aderir as conversas de vídeos em momentos que a comunicação visual se faz necessária e ajuda a criar sintonia com o outro.
  • Dedique tempo e esteja verdadeiramente presente em conversas onde você sente que há necessidade de cuidar e ouvir o outro de maneira empática de forma a encorajar e engajá-lo novamente em suas atividades. Estabeleça momentos determinados e periódicos para acompanhar pessoas da equipe e averiguar como estão suas necessidades.
  • Cuide de sua escrita. Ela pode ser lida com qualquer entonação e, se expressa sem pontuação e palavras adequadas, pode dar margem a mal entendido e interpretações errôneas, algo que dificultará o gerenciamento da reação de quem está lendo. E talvez, você precise dedicar mais tempo e energia realinhando a mensagem e desfazendo mal entendidos. Sem falar que essa comunicação pode levar a desmotivação, retrabalho, falta de engajamento e conflitos desnecessários.
  • Fora do horário de trabalho revitalize-se apreciando as pequenas coisas do dia, e tendo tempo de qualidade para você e com as pessoas. Traga energia e movimento para sua vida fazendo atividades que gosta e adéque-as dentro de casa.
  • Mantenha rotina, inclusive nos horários de deitar e se levantar. Estabeleça lista de atividades com tempos determinados para realizá-las. Faça pausas. Movimente-se. Mantenha contato e interações saudáveis com pessoas dentro e fora do trabalho.

Combinados e acordos não saem caro para ninguém e auxilia na produtividade, engajamento e comunicação virtual. Lembre-se que a produtividade é muito mais do que sermos férteis no trabalho. Esta envolve sermos melhores com a gente mesmo, com as pessoas e o mundo a nossa volta.



Conecte-se. Inspire-se. Interaja.

× Fale com a VE